sábado, 30 de outubro de 2010

GAMETOGÊNESE

            É o processo através do qual ocorre a formação das células reprodutivas ou gametas. A gametogênese compreende a espermatogênese e a ovulogênese.

Espermatogênese: é o processo de produção dos espermatozóides, que ocorre nos tubos seminíferos, a partir de células germinativas chamadas espermatogônias, que estão situadas nas paredes dos tubos seminíferos.
                Para melhor compreensão, divide-se a espermatogênese em quatro fases ou períodos: germinativo, de crescimento, de maturação e de diferenciação ou espermiogênese.

Período germinativo: nesse período as espermatogônias (2n) dividem-se por mitose.

Período de crescimento: nesse período as espermatogônias (2n) param de se dividir, ocorrendo o seu crescimento. Após o crescimento, cada espermatogônia se transforma em espermatócito I ou primário (2n).

Período de maturação: nesse período cada espermatócito I sofre meiose. Após a 1ª divisão da meiose, cada espermatócito I produz dois espermatócitos II ou secundários (n). Os espermatócitos II, pela 2ª divisão da meiose, originam quatro novas células, as espermátides (n).

Espermiogênese: as espermátides, sem sofrer divisões, e por diferenciação celular, se transformam em espermatozóides. Os espermatozóides caem na luz dos tubos seminíferos, através dos quais chegam até o epidídimo, onde serão armazenados para posterior eliminação.

                A produção de espermatozóides começa em torno dos doze anos de idade, e continua por toda a vida, diminuindo com a idade.
clic na imagem para aumentar
Ovulogênese: é o processo de formação dos gametas femininos, que se realiza nos ovários. A ovulogênese pode ser dividida em três períodos ou fases: de multiplicação, de crescimento e de maturação.

Período de multiplicação: esse período ocorre durante a vida embrionária, terminando em torno do 6º mês de vida fetal. O período de multiplicação inicia a partir de células germinativas primordiais (2n), que se dividem por mitose, originando as ovogônias (2n). Essas ovogônias se multiplicam por mitose, originando novas ovogônias. Algumas começam a aumentar de tamanho.

Período de crescimento: nesse período as ovogônias (2n), aumentando de tamanho, se transformam em ovócitos I (2n) ou primários. Esse período é relativamente longo, durando até o final da vida intrauterina ou logo após o nascimento.
                Ao nascer, uma menina já possui todos os ovócitos I formados em seus ovários. Todavia, a maioria deles degenera ao longo da vida da mulher.

Período de maturação: ocorre na puberdade da mulher, em torno dos doze anos. O ovócito I (2n) sofre a 1ª divisão da meiose, originando duas células de tamanhos diferentes: a maior denomina-se ovócito II (n) e a menor 1º glóbulo polar (n). O ovócito II inicia a 2ª divisão da meiose. Na espécie humana e em certas espécies animais, a 2ª divisão da meiose, que dará origem ao óvulo, pára na metáfase II, só se completando após a fecundação. Na formação do ovócito II surge o 2º glóbulo polar.
                Em algumas espécies inferiores, o primeiro glóbulo polar também pode se dividir, de modo que, ao final, se formam três glóbulos polares, todos sofrendo degeneração posterior, segundo Bailey1.
 1 BAILEY, Frederick R.; COPENHAVER, Wilfred M. at alli. Bailey’s Text Book of Histology.Baltimore:The Williams & Wilkins Co.1978
clic na imagem para aumentar
  
Bibliografia
SILVA JUNIOR, C., Sasson, S. Biologia. 8ª edição.São Paulo: Editora Saraiva. 1º volume.2005
JUNQUEIRA, I. C., CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2000
CHEIDA, L. E., Biologia Integrada. São Paulo: FTD Editora. Volume único. 2003

Sites
http://www.uwyo.edu/wjm/repro/spermat.htmhttp://www.uwyo.edu/wjm/repro/spermat.htm

http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Morfologia/material_didatico/Prof_Wellerson/Embriologia_animais_domesticos/documentos/Espermatogenese.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário